Voltar para Home Abre Menu

Centro de Pesquisas

Colegas do HSR,

A missão principal de um Hospital como o nosso seja assistencial, a atividade de pesquisa exerce um importante papel intelectual, na medida em que fomenta a reflexão a respeito do conhecimento vigente e a criatividade para gerar perguntas e, por vezes, respostas a problemas clínicos cotidianos. Considerando que esta é também um instituição de ensino, a atividade científica se faz ainda mais contextualizada no ambiente acadêmico. Por fim, pesquisa projeta o Hospital nacional e internacionalmente, o que promove parcerias fomentadoras de conhecimento e qualidade.

Mesmo reconhecendo a importância da pesquisa, é normal identificarmos dificuldades múltiplas para superar a inércia científica.

Ao ler de um artigo científico, assistir a uma palestra, conversar com um colega, vivenciar a prática clínica ou até mesmo durante o ócio, é comum que surjam ideias de trabalhos científicos. Neste momento, é muito bom que nossa mente esteja livre, trabalhando no intuitivo, na inspiração, sem preconceitos ou rigidez, para que a criatividade de faça presente. É o momento das ideias.

Bons clínicos e cirurgiões são excelente criadores de ideias para pesquisa. Porém na maioria dos casos, o projeto fica apenas na ideia, não avança. Para levar adiante, não basta a mente criativa, precisamos desenvolver uma habilidade baseada em duas dimensões: motivação e conhecimento técnico-científico.

A primeira missão desta Coordenação é fomentar pesquisa e para isso utilizamos duas estratégias: primeiro, visamos gerar um clima científico institucional, um ambiente fomentador, no qual o pesquisador sinta suas ideias amparadas e suas conquistas reconhecidas, gerando motivação. Neste contexto, ações como a Sessão Científica semanal, bolsas de pesquisa e cobertura de pequenos custos científicos servem de estímulo. Segundo, oferecemos um suporte cientifico a fim de ensinar e auxiliar o pesquisador na realização das diversas etapas da pesquisa: construção do projeto, análise de dados, publicação do estudo. Para isso, o Hospital investe no processo que chamamos de Acelerador Científico, modelo de assessoria baseado em metas.

A segunda missão desta Coordenação é a de promover a aproximação do raciocínio assistencial com a forma científica de pensar. Vivemos a era da qualidade e ciência fomenta qualidade. Por este motivo, esta coordenação de pesquisa trabalha em sintonia com o Núcleo de Qualidade do Hospital, promovendo de senso crítico em relação a recomendações padronizadas, fomentando projetos de pesquisa voltados para o implementação de medidas de segurança e qualidade. A campanha Choosing Wisely, cujas recomendações estão neste site, representa uma iniciativa científica para promoção do paradigma da saúde baseada em evidências.

Desejamos assim que este site sirva de ambiente virtual para nossa comunidade discutir e vivenciar  o paradigma científico, reconhecendo o mérito de nossa produção, mas também reconhecendo que devemos almejar posições mais elevadas na escala científica, tanto em produção, como em interpretação do mundo clínico a nossa volta.

Saudações cientificas,

Luís Cláudio Correia
Coordenador de Pesquisa do HSR

Error
Cannot GET /js/stats.php